Sentir-se seguro um dever de todos. Será?
Temístocles Telmo*
A palavra segurança está em nosso cotidiano e se apresenta em sentimento, sensação e percepção. A sensação e sentimento, estão em nós. Sensação é o se sentir bem e livre para exercer o direito de liberdade sem preocupações, enquanto o sentimento é o que se faz para estar seguro, como adotar posturas preventivas, de forma individual e coletiva. Já a percepção está no Estado, o que de fato estão fazendo as autoridades governamentais para resgatar e manter a paz social.
Em matéria de sensação e sentimento de segurança, falta na sociedade, base para entender os conceitos e significados, na escola, em qualquer nível, nada é falado sobre segurança e crescemos em nosso ideal imaginário, creditando todo o suporte de segurança na polícia. E isso não está correto, considerando que em nenhum lugar do planeta, haverá um policial ao nosso lado. É preciso se investir no homem, até porque a percepção de segurança dos governantes é baseada no modelo de repressão ao crime, com prisões de criminosos, redução dos indicadores criminais e a compra de equipamentos.
O que não necessariamente, resgatará o sentimento e sensação de segurança, porque o crime já aconteceu e suas consequências permanecem com a vítima.
É preciso que o Estado formal (União, Estados e Municípios), seja preditivo e invista sim numa pronta resposta ao crime, com operações policiais e prisões de criminosos e que estes fiquem e cumpram suas penas, mas que desenvolvam de forma conjunta, perene e sistêmica, os caminhos necessários para a prevenção primária, como por exemplo, cuidando de nossas vias com limpeza e iluminação, lazer para as crianças e jovens, estimular uma educação e cultura de paz social com capacitação e treinamento contínuos, sobre a vida em sociedade, com incentivo a posturas preventivas para se identificar as ameaças sociais, diante do fenômeno da violência urbana.
Sobre o autor:
Temístocles Telmo: É Coronel veterano da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com 38 anos de atuação na área de Segurança Pública. Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, é também pós-graduado em Direito Penal e atualmente é Secretário de Segurança Cidadã de Santo André. Advogado licenciado, atua como membro consultor da Comissão de Segurança Pública da 100ª Subseção da OAB/SP – Ipiranga. É professor universitário há 17 anos na área de Direito Criminal, com atuação na PUC-Centro Universitário Assunção São Paulo, no Programa de Doutorado da Polícia Militar do Estado de São Paulo e na pós-graduação da Faculdade Legale. Em 2023, coordenou os Conselhos Comunitários de Segurança da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. É autor, coautor e organizador de 14 livros, com destaque para Vizinhança Solidária. Além de escritor e articulista, também se dedica à poesia.
Caminhos da Lei. 🔎 Visão Cidadã – por Professor Telmo
🗣️ Reflexões relevantes sobre segurança pública, justiça, cidadania e os rumos do nosso país — com responsabilidade, espírito crítico e compromisso com a verdade.
📍 Leitura rápida, conteúdo direto e sério.
👉 Acesse o blog: 🔗 https://professortemistoclestelmo.blogspot.com
📲 Siga e acompanhe também nas redes sociais:
🎥 YouTube: youtube.com/@professortelmo
📸 Instagram: @temistocles_telmo
💼 LinkedIn: Temístocles Telmo
🐦 X (Twitter): @proftelmo
🗨️ Comente, compartilhe e fortaleça esse espaço de debate cidadão!
#CaminhosDaLei #VisãoCidadã #ProfessorTelmo #SegurançaPública #JustiçaSocial #CidadaniaAtiva #ReflexãoCrítica #DireitoEAção #SociedadeConsciente #BlogDeOpinião
Comentários
Postar um comentário