NOVAS REGRAS PARA ABORDAGENS POLICIAIS. UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL.


 


 








UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL. AINDA BEM QUEM TEM DEPUTADO FEDERAL QUE USA O MANDATO PARA SUA FINALIDADE. NOVAS REGRAS PARA ABORDAGENS POLICIAIS

A Comissão de Segurança Pública, sob a presidência do Deputado Delegado Paulo Bilynskyj, aprovou o substitutivo ao PL 2404/2025, que estabelece critérios objetivos e claros para buscas policiais – pessoal, domiciliar e veicular. O texto modifica o Código de Processo Penal e define o conceito de "fundada suspeita", detalhando situações que legitimam a atuação policial.


⚖️ Destaques do projeto:


Busca e abordagem só poderão ocorrer com base em elementos objetivos e concretos, não em impressões subjetivas.


Foram explicitadas as hipóteses de flagrante, perseguição, investigações com indícios, relatos de testemunhas, uso de tecnologia e outros parâmetros claros.


Projeto expressamente proíbe buscas motivadas por critérios exclusivamente discriminatórios (raça, sexo, aparência, orientação sexual).


A proposta visa fortalecer a segurança jurídica, garantir direitos fundamentais e orientar a atuação policial após frequentes debates judiciais sobre os limites das abordagens.


📌 O projeto segue em análise na Câmara dos Deputados.


#SegurançaPública #DireitoPenal #AbordagemPolicial #ProcessoPenal #FundadaSuspeita #AtuaçãoPolicial #RespeitoAosDireitos #Polícia #Lei #SantoAndré #ArtigoJurídico #BlogJurídico


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por seu interesse e participação