Dia Nacional do Conselheiro Comunitário de Segurança: Celebrando o voluntariado que constrói uma sociedade mais justa e digna.

Caros membros dos CONSEGs,

É com grande alegria e honra que me dirijo a vocês neste dia especial. A recente sanção da Lei nº 15.162, que institui o Dia Nacional do Conselheiro Comunitário de Segurança a ser celebrado anualmente em 30 de agosto, é um reconhecimento mais do que merecido do trabalho incansável e voluntário que cada um de vocês realiza.

Há mais de 20 anos, tenho o prazer de participar diretamente das atividades dos CONSEGs e de testemunhar de perto o comprometimento e a abnegação de pessoas que dedicam seu tempo e esforço para construir uma sociedade mais segura e digna. O voluntariado de vocês é um pilar fundamental para a segurança pública, fortalecendo a relação entre a comunidade e os órgãos de segurança.

Agora, como Secretário de Segurança Cidadã de Santo André, a minha missão é ainda mais clara: fortalecer a participação da nossa secretaria junto aos CONSEGs. A presença direta da Secretaria nas reuniões ordinárias mensais é a nossa forma de demonstrar que valorizamos e contamos com a voz de cada um de vocês.

Em Santo André, temos uma estrutura única e colaborativa. O CONSEM (Conselho de Segurança do Município) conta com os seis presidentes dos CONSEGs como membros efetivos, garantindo que as demandas e as perspectivas de cada bairro sejam levadas em consideração nas decisões de segurança da nossa cidade.

A vocês, membros e conselheiros, o meu mais sincero agradecimento. A dedicação de vocês é um exemplo de cidadania e um farol para a construção de um futuro mais seguro para todos. Que este dia seja uma celebração do trabalho que já realizamos e uma motivação para continuarmos juntos nessa jornada.

Parabéns a todos!

Temístocles Telmo. Coronel veterano da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com 38 anos de atuação na área de Segurança Pública. Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, é também pós-graduado em Direito Penal e atualmente é Secretário de Segurança Cidadã de Santo André. Advogado licenciado, atua como membro consultor da Comissão de Segurança Pública da 100ª Subseção da OAB/SP – Ipiranga. É professor universitário há 17 anos na área de Direito Criminal, com atuação na PUC-Centro Universitário Assunção São Paulo, no Programa de Doutorado da Polícia Militar do Estado de São Paulo e na pós-graduação da Faculdade Legale. Em 2023, coordenou os Conselhos Comunitários de Segurança da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. É autor, coautor e organizador de 15 livros, com destaque para Vizinhança Solidária. Além de escritor e articulista, também se dedica à poesia.


Comentários

Postagens mais visitadas