ZERO FEMINICÍDIOS: A VITÓRIA DA PATRULHA MARIA DA PENHA DE SANTO ANDRÉ

 


 Aos integrantes da Guarda Civil Municipal,

 

No último dia 07/08, a Lei Maria da Penha completou 19 anos, e Santo André tem muito a comemorar. Nossa Patrulha Maria da Penha, formada pelos valorosos GCM Classe Especial Danielle, Classe Especial Espíndola, 1ª Classe Fernando José, 1ª Classe Joyce, 1ª Classe Lucineide, 1ª Classe Sueli, 2ª Classe Pinheiro, 2ª Classe Prado, 2ª Classe Robimário, 3ª Classe Delfino, 3ª Classe Luciana e 3ª Classe Santos, realiza um trabalho incansável para proteger mulheres e prevenir a violência doméstica.

Desde que assumimos a gestão da Secretaria de Segurança Cidadã, a Patrulha passou a integrar a Inspetoria de Governança Cidadã, fortalecendo sua atuação e ampliando resultados. Os números desde sua criação (outubro de 2020) impressionam: 5.629 medidas protetivas recebidas, 682 Botões do Pânico instalados, mais de 670 averiguações de descumprimento e 165 autores detidos. (31/07/25)

O resultado mais emblemático dessa política pública é que, ao contrário dos números nacionais e estaduais, Santo André mantém zero feminicídios entre as mulheres assistidas com medidas protetivas de urgência. Um dado que comprova: esta é uma política pública exitosa e que salva vidas.

Parabenizo a todos os integrantes da Patrulha Maria da Penha pelo excepcional trabalho, agradecendo o apoio fundamental do prefeito Gilvan Ferreira e de toda a Rede Andreense de Acolhimento, que faz parte dessa engrenagem de proteção e cuidado.

Reconhecemos ainda o trabalho dos Inspetores Maia e Ogushi, atuais Comandante e Subcomandante da GCM, e da Inspetora Vincenzina, Comandante da Inspetoria de Governança Cidadã.

Recebam meu respeito e reconhecimento pelo trabalho de excelência que vocês realizam.

Temístocles Telmo

Secretário de Segurança Cidadã – Santo André

Conselho Municipal de Segurança

Santo André, 09 de agosto de 2025.

Comentários

Postagens mais visitadas